Templates by BIGtheme NET

Sobre o presidente

RogerioPortugalBacellar-site

Rogério Portugal Bacellar é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (Turma 1974), ingressou na atividade notarial e registral na década de 1970, por meio de admissão em concurso público.

Exerceu as funções de Tabelião de Notas, oficial do Registro de Imóveis e Protesto de Títulos da Comarca de Morretes (PR), oficial do Registro Civil da Comarca de Morretes (PR), oficial do Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Morretes (PR), tabelião e oficial do Registro Civil do Distrito de Porto de Cima, Morretes (PR), inclusive como Escrivão do Cível, Distribuidor e Escrivão Eleitoral.

Em 1981 foi removido a Curitiba, onde assumiu o posto de tabelião e oficial do Registro Civil do Cartório do Bacacheri (Tabelionato Bacellar), posto que ocupa atualmente.

Especialização

Ao longo de seus mais de 40 anos de atividade na área notarial e registral, Rogério Portugal Bacellar possui mais de 100 certificados, entre palestras, cursos, especializações e congressos que freqüentou e de que participou em todo o Brasil.
Em Direito, o tabelião foi aprovado em cursos em diversas especialidades, tais como Direito do Trabalho, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Penal, Processo Civil, Direito Internacional, Direito Agrário, dentre outras. Todos os cursos foram certificados por renomadas instituições de ensino superior.
Dentre os congressos, conferências e encontros, destaque para os promovidos por instituições da categoria, como Associação dos Serventuários de Justiça do Estado do Paraná (Assejepar), Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Irpen), Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e a própria Federação Brasileira dos Notários e Registradores (FEBRANOR).

Atuação no setor

Rogério Portugal Bacellar tem uma ampla e atuante participação no setor notarial e registral. O tabelião é presidente da Federação Brasileira dos Notários e Registradores do Brasil (Febranor) e da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) pelo segundo mandato consecutivo e presidente da Carteira de Previdência Complementar dos Escrivães, Notários e Registradores (Conprevi).
Anteriormente, Bacellar também passou por diversos institutos da área. Foi instituidor e primeiro presidente da Federação Brasileira dos Notários e Registradores do Brasil (Febranor) e presidente da Associação dos Serventuários de Justiça do Paraná (Assejepar).

Na vanguarda da área, o tabelião foi o responsável pela criação de diversas entidades representativas da categoria. Bacellar foi o fundador e primeiro presidente da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), fundador e primeiro presidente do Instituto dos Escrivães Notários e Registradores (Inoreg) 1o presidente do Conselho Superior.

Bacellar também teve atuação de destaque na garantia dos direitos dos notários e registradores. Foi o instituidor e primeiro presidente e Membro do Conselho Diretor do Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen), adquirente da atual sede da (Anoreg-PR), instituidor da obrigatoriedade legal de repasse de 18% para a Anoreg-PR e de 2% para o Inoreg da arrecadação da Conprevi. Além disso, fundou e foi o primeiro presidente do Sindicato dos Escrivães, Notários e Registradores (Sienoreg) e é sócio-fundador do Cooperativa de Crédito Mútuo dos Escrivães, Notários e Registradores no Estado do Paraná (Credenoreg).

Febranor - Federação Brasileira de Notários e Registradores
SRTVS Quadra 701, Lote 5, Bloco A, Salas 222 a 234 - Centro Empresarial Brasília
CEP: 70.340-907 - Brasília-DF / Telefone: (61) 3201-1172 e-mail: contato@febranor.org.br